Translate

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Viés



Vê-se mesmo que sou novata nestas andanças. Mas não vou desistir tão facilmente.


Depois de ter cosido a blusa toda na máquina, falei com a minha mãe. Ela tem também máquina e mais experiência que eu. Há cerca de 30 anos, comprar roupa era quase um luxo. E ainda por cima para duas gémeas, em que tinha de ser tudo a dobrar.


Então ela comprava os tecidos e as revistas Burda e fazia as nossas roupas (minhas e da minha irmã).


Enfim, só para dizer que ao telefone ela falava-me que no decote e nas mangas, tinha de fazer uma "bainha em viés", ou seja lá o que isso queria dizer...


No sábado, esteve em minha casa para a festa dos 3 anos do meu filhote. Aí mostrei-lhe a blusa.

Ela perguntou-me: "queres que leve para arranjar?"

E eu respondi: "não, eu quero fazer sozinha. Se fosse para fazeres dava-te o tecido e não fazia nada. Quero aprender como se faz."


Entendo que vou dar muitos trambolhões pelo caminho e, que as primeiras experiências vão parecer coisas feitas nas aulas de trabalhos manuais do liceu, mas acredito que depois de uns 2 ou 3 "trambolhões" hei-de atinar com a coisa e fazer blusas bonitas para mim.


Lá então me explicou que se eu cosesse assim a blusa, o decote revirar para fora e não ficava bonito. Ensinou-me como fazer a bainha em viés.


Percebido e compreendido!


Ontem, aproveitei o feriado e a sesta do filhote e deitei mãos à obra. Já está alinhavada. Agora só faltam as cavas.


Mas a vontade de fazer mais é muita. Muita mesmo....

Sem comentários: