Translate

domingo, 5 de julho de 2009

Franzidos nos vestidos

Muitas pessoas perguntam-me como faço os franzidos nos vestidinhos que ultimamente tenho feito para as filhas das minhas amigas.

A primeira vez que vi um top parecido foi neste blog: Kuky Ideas
Depois vi também um outro tutorial neste blog: House on Hill Road
E por fim, também foi muito elucidativo o tutorial no site: Threadbanger

Mas... confesso, que o franzido tem a sua "ciência". Como a minha máquina é muito básica, e não tenho um calcador especifico que me ajude a fazer as linhas de franzido correctamente, tenho de só desejar que tudo corra bem.

Ora, no ultimo vestido que fiz, as coisas não correram bem e eu tive de desmanchar tudo e fazer de novo.

Quando faço as linhas de franzido nos vestidos, coso primeiro apenas um dos lados do vestido. Assim, as linhas de franzido são cosidas de uma só vez e de numa só linha, como mostra a imagem



Aqui está o primeiro resultado do vestido. Quando acabei as linhas de franzido e fui coser o outro lado do vestido, ficou assim.


Foi aqui que percebi que tinha de desmanchar tudo e fazer tudo de novo, a "preceito", pois tinha feito a "olho".
Então depois desmanchar tudo, peguei numa régua e no giz e marquei as linhas, com intervalos iguais.


Depois de fazer as linhas do franzido e coser na outra lateral, ficou assim. Não está perfeito, mas está muito melhor.

Sem comentários: